Teoria Musical 1.4 (Compassos)

Compasso simples BINÁRIO, TERNÁRIO OU QUATERNÁRIO

A semínima vale duas colcheias e a colcheia vale duas semicolcheias. Ambas são divisíveis por dois. Os compassos que tiverem sua unidade de tempo divisível por 2(dois) serão chamados de compassos simples.

COMPASSOS SIMPLES.
O NUMERADOR determina o número de tempos do compasso.
Os algarismos que servem para numerador dos compassos simples são: 2 para o BINÁRIO, 3 para o TERNÁRIO e  4 para QUATERNÁRIO.

O DENOMINADOR Indica a figura que representa a unidade de tempo.
Os números que servem como denominador são os seguintes:
1 - Representando a semibreve (considerada como a unidade)
2 - Representando a mínima (metade da semibreve)
4 - Representando a semínima (4ª parte da semibreve)
8 - Representando a colcheia (8ª parte da semibreve)
16 - Representando a semicolcheia (16ª parte da semibreve)
32 - Representando a fusa ( 32ª parte da semibreve)
64 - Representando a semifusa (64ª parte da semibreve).

Um compasso representado pela fórmula 2/4 deduz-se o seguinte: Nesta fração 2/4 o numerador 2 indica o número de tempos. Trata-se de um compasso de dois tempos, isto é, BINÁRIO. O denominador 4 determina para unidade de tempo a figura que representa a 4ª parte da semibreve, ou seja, a semínima.

Os compassos simples mais usados são aqueles que as frações têm como denominador os números 2,4 e 8:


A Baliza em campeonatos

Uma boa baliza pode ser o toque de classe na apresentação de uma banda. Mas, mesmo que seu desempenho seja impecável, se sua atuação não for integrada ao todo, poderá ter efeito negativo sobre a parte musical.


O conteúdo da apresentação: antigamente, a apresentação de uma baliza era basicamente atlética; o seu perfil era o de uma ginasta de solo. Posteriormente, as coreografias foram ficando mais elaboradas e começaram a incorporar elementos do balé. Atualmente, acrescentou-se a expressão corporal. Assim, o perfil de uma baliza hoje é o de alguém que consegue ser, ao mesmo tempo, uma ginasta, uma bailarina e uma atriz.

Em relação aos concursos, o importante é que tudo o que for feito pela baliza esteja integrado à apresentação musical da banda. Isso pode parecer simples num primeiro momento, mas, para que aconteça realmente, precisa de um cuidado especial na elaboração de sua coreografia.

Com um simples exemplo, pode-se compreender o que seria essa integração ou a falta dela: é comum, em trechos musicais lentos e suaves, onde a música convida à reflexão, as balizas executarem seqüências, que pela habilidade e expressividade, levam o público quase ao delírio, justo quando ele deveria esta ouvindo a banda. Às vezes, o entusiasmo provocado no público por uma baliza é tamanho que sua ovação chega a encobrir o som da música.


Todos desejam seus instantes de glória, mas, para isso, não é preciso encobrir o trabalho dos outros.

Basicamente, para se ter equilíbrio entre coreografia e música, podese utilizar os trechos lentos e em piano para seqüências que enfatizem as habilidades expressivas da baliza; já as habilidades da ginasta e da bailarina precisam, normalmente, de trechos mais rápidos e fortes.

Quanto mais bem-cuidada for essa relação, tanto maior será o impacto expressivo sobre o público.

Angelino Bozzini

Publicado na Revista Weril n.º 139

“Consideraria uma volta do Guns se o Axl me pedisse desculpas”, assim falou Slash


Para a galera que curti um Som Pesado aqui vai um nova dos bastidores do Mundo-Metal:
Em entrevista ao Los Angeles Daily Slash disse que poderia considerar uma volta do Guns N’ Roses se Axl pedisse desculpas. Acontece que desde 1996 Slash deixou o Guns e “de-lá-pra-cá” jura que não conversou mais nenhuma palavra com o Axl. E agora desabafa em entrevista na eminência de uma turnê solo que realizará com passagem certa pelo Brasil em em abril.
Comentou: “Acontece que seria muito difícil de isso acontecer. Mas, se rolasse, eu também teria que dar um jeito de tirar todo o peso que tenho nas costas” e terminou sem muitas esperanças “Mas a verdade é que não vai acontecer. Ele não vai ligar e pedir desculpas. Porém, se por um milagre ele o fizesse, me esforçaria e teria uma conversa sobre a volta da banda”.
Imaginem Axl pedindo desculpas para Slash, os dois chorando, se abraçando etc...também acho que num vai rolar


Teoria Musical 1.4

Quando termina um trecho musical, coloca-se dois travessões que chamamos de Travessão Duplo. Se a terminação for à finalização da música, chamaremos de PAUSA FINAL.

A figura que preenche um tempo chamamos de UNIDADE DE TEMPO; a figura que preenche um compasso é a UNIDADE DE COMPASSO.

Há dois tipos de compassos: SIMPLES e COMPOSTOS e são representados por uma fração ordinária colocada depois da clave no princípio da pauta.


Os compassos simples são aqueles que a unidade de tempo é representada por uma figura divisível por 2:


Fan-IEED

Só o começo...

Fan-IEED 2

Teoria Musical - Parte 1.3

As figuras que representam os valores das notas não têm uma duração fixa, quem determina sua duração é uma fração ordinária escrita após a clave e os acidentes fixos qual chamamos FÓRMULA DE COMPASSO.


Ex.:

Os compassos de dois tempos são chamados de.............BINÁRIOS

Os compassos de três tempos são chamados de..............TERNÁRIOS

Os compassos de quatro tempos são chamados de..........QUATERNÁRIOS

Fama de Atibaia - Medalha de Ouro 2009


Esse vale a pena mostrar..

Teoria Musical 1.3

Cada figura de SOM tem outra figura de PAUSA correspondente, igual ao mesmo tempo de duração.
Uma semibreve tem 4 tempos, a pausa de semibreve também terá 4 tempos.

Atualmente a Semibreve é a FIGURA musical de maior duração. Por esse motivo é tomada como UNIDADE na divisão proporcional dos valores. Assim sendo, a Semibreve é a única figura que compreende todas as demais:



Continua...


Teoria Musical 1.2

Pulsação.
Como falado no post anterior cada tempo corresponde a uma pulsação veja exemplo:








Uma pulsação = 1 tempo



Duas pulsação = 1 tempo




Teoria Musical - Parte 1.2

Você pode perguntar: "Mr Anão, o que são notas?"  As notas são os sons musicais que são representados graficamente na escrita da música por sinais, chamamos isso de notação musical.

Teoria Musical - Parte 1.1

No post anterior notei que faltou mais explicação quanto a escrita musical, vamos entrar mais no detalhe.

A música é escrita sobre 5 linhas e 4 espaços horizontais, que chamamos de Pauta ou Pentagrama:

Teoria Musical - Parte 1

lA música é considerada a arte de se combinar sons! Vamos entender do que se trata..

SOM:

É a impressão produzida em nosso aparelho auditivo pelas vibrações de um corpo.

Ensaio para apresentação dia 07/Fevereiro

Convoco a Familia Fan-IEED para os ensaio nos dias 03 e 04 de fevereiro na mesma Bat-caverna no mesmo Bat-horario  (Quadra da Escola Normalas as 18:30hs), para apresentação no dia 07/Fevereiro as 07:00hs (da manha rsrs) na Normal, abertura das aulas de 2011.

Abraço a todos
Anão