ALINHAMENTO,COBERTURA.

Alinhamento é verificado no sentido lateral,com os alunos rigorosamente um ao lado do outro,ombro na mesma linha voltado para o mesmo ponto.

Cobertura é verificada no sentido de profundidade,estando os alunos um atrás do outro rigorosamente,de modo que o de trás enxergue somente a nuca da pessoa à sua frente.
Seguindo estas orientações,todos estarão prontos para desenvolver sua habilidade musical e talvez revelar talentos para o futuro.

GARBO,MARCHA,ROMPIMENTO,CADÊNCIA.



Garbo,compreende a postura correta,que significa tronco ereto com o peito saliente,abdômen retraído,ombros
para trás,cabeça ereta e olhar na horizontal.

Marcha,nada mais é do que andar em cima de um ritmo.

Rompimento,normalmente é feito no pé esquerdo partindo da posição do sentido,muitos instrutores fazem o rompimento no pé direito.

Cadência,é o numero de passos por minuto .O ideal é que sejam 120 passos por minuto.

ORDEM UNIDA

Ordem unida é um termo de origem militar,mas que é muito utilizado por professores e também por instrutores de fanfarra.O termo significa que todas as ordens que forem dadas ao grupo devem ser executadas uniformemente,ou seja,ao mesmo tempo,por todos.A instrução de ordem unida deverá ser ministrada desde os primeiros dia da formação da fanfarra.
Cada um deverá ter o seu lugar,em posição pré-definida pelo instrutor de fanfarra.Está definição poderá ser feita por ordem de altura,com os mais altos a frente e a direita.Na formação,os instrumentos de percussão deverão vir a frente,por ordem de tamanho( bombo,pratos,surdos e caixas ),seguidos dos instrumentos de sopro(corneta FÁ,MIB,SIB,cornetões(FÁ,MIB,SIB).

Repertório Fan-IEED 2011

Sempre é muito esperado quais musicas serão tocadas durante o ano, como diz o "velho-deitado" quem espera alcança, ou cansa...rsrs então já definimos algumas musicas, vale lembrar que a nossa proposta para este ano é valorizar mais a musica brasileira, então as musicas trabalhadas neste inicio serão todas brasileirissimas, aqui vai a 1ª parte do repertório Fan-IEED 2011:

O Guarani - Carlos Gomes Tema Voz do Brasil
Brasileirinho - Valdir Azevedo
Tico-Tico no fubá - Zequinha de Abreu
Garota de Ipanema - Tom Jobim
Carinhoso - Pixinguinha
Aquarela do Brasil - Ary Barroso

Grande abraço a todos,
Nos vemos nos ensaios

O Choro ligeiro de Waldir Azevedo - Brasileirinho

Em 1923 nasceu o carioca Waldir Azevedo, esta ilustre pessoa teve contato com música como cavaquista mais por "não sei la o quê"; "pendurou o cavaco" e ficou trabalhando algum tempo como escriturário na Lightque. E em 1945 resolveu juntar os panos e em plena lua de mel foi convidado a trabalhar na Rádio Clube do Brasil, pois o cavaquista tinha abandonado o barco.
O curioso de sua história é que ele compos nossa brasileirissima música quando visitava um sobrinho, conta a língua do povo que e o menino insistia para Waldir mostrar um pouco da sua habilidade com o cavaquinho, porem único cavaco que havia a disposição só tinha uma carda ( isso que chamo de destino cruel), então resolveu "fazer uma gracinha" e meio sem querer desenvolveu o tema de Brasileirinho, qual em 1949 finalizaria ( gravaria ) a composição.


A música de Waldir tomou se tornou tão especial e teve tanta força e comunicação com o povo  brasileiro que fez com que uma geração se interessasse pelo cavaquinho, todo o brasil querendo ser o mais veloz a tocar Brasileirinho, hoje já há muito consagrada ninguém duvida que "o cavaquista é bom" se ele conseguir toca-la, mas para quem ainda não sabe; deixo aqui abaixo a partitura, quem se atreve?






Apoio
Sudoeste Negócios
www.sudoestenegocios.com
O maior classificado do sudoeste da Bahia e de Vitória da Conquista

Parabéns para Você - Partitura

Publicada com o título de "Bom dia pra você" a famosa "Parabéns pra você" foi escrita em 1893 por Mildred e Patty Hill, e só em 1924, foi visto pela primeira vez com o título "Parabéns pra você", porem o autor é desconhecido. Em 1934 foi feito o registro, com um caso judicial que envolveu o musical "As Thousands Cheer", de Irving Berlin e a empresa Clayton F. Summy se tornou o editor da música em 1935. Hoje musica pertence ao grupo AOL Time Warner e a ASCAP representa a música para execução pública.
A música está protegida até 2030, e segundo as mas línguas arrecada uma pequenina quantia de US$ 2 milhões por ano. Quem tocar "Parabéns pra você" tem que pagar...rsrs
Vamos ver a partitura?




Apoio
Sudoeste Negócios
www.sudoestenegocios.com
O maior classificado do sudoeste da Bahia e de Vitória da Conquista

Teoria Musical 1.5

Alguma vez você se perguntou por que os Maestros ficam fazendo movimentos que causam efeito de dança com os braços e as mãos, com a habilidade de um bailarino na frente das orquestras e etc..? pois é, na maioria das vezes ele esta a Marcar um compasso, claro que o trabalho dele não é só isso, vai muito alem, mas isso é assunto para outra manga.

Marcar compasso apesar de ser importante nada mas é do que indicar a divisão dos tempos por meio de movimentos. Vejamos abaixo alguns exemplos de compassos e seus movimentos que geralmente são executados com as mãos: