Fanfarra Primata

Nos primordios da idade da pedra lascada, uma fanfarra era constituida por:


1.Caixa (instrumento)

2.Surdo

3.Bumbo

4.Prato

5.Corneta

6.Cornetões

Já passado a epoca das trevas hoje os grupos de fanfarras evoluíram (alguns rsrs) : novos instrumentos foram incorporados, para melhorar a qualidade de execução das peças. Hoje não se vive mais só de cornetas e cornetões (primos do trompete e trombone) e outros instrumentos foram introduzidos na fanfarra:

1.Melofone

2.Flugelhorns

3.Eufónios

4.Trompas

5.Tubas

6.Barítonos

Antigamente as cornetas e cornetões, eram lisos, não possuíam nenhum tipo de válvula ou ajuste para a execução de diferentes notas. Hoje com gatilhos de semitom (com mecânica semelhante à de um trombone, em que a vara desliza para frente e para trás, alterando o percurso do ar dentro do instrumento) e pistos (também chamados pistões ou válvulas) de quaisquer tons (semelhantes aos do trompete), podemos “turbinar” as carnetas e cornetões.

Opnião particular: Eu prefiro mesmo é trombone e trompete, dá menos trabalho...rsrs

Repertório Fan-ieed

Toda fanfarra que se prese tem um repertório apropiado para a ocasião (na minha opinião), porem vejo muitas fanfarras (de nossa região) que tocam sempre a mesma "coisa" o ano todo e pior, todo ano. Chegam a executar o mesmo repertório quatro anos, vergonha...Não critico a fato de conservar certas musicas que até caraquiterizam a personalidade da entidade musical, mas sim a fallta de criatividade dos maestros. Bom, esse não o caso da da Fan-IEED, segue repertorio 2010 com muitas novidades:

Pelados em Santos (Mamonas Assassinas)
Linda (Roupa Nova)
Maria Caipirinha (Carlinhos Brown)
Dalila (Carlinhos Brown) sucesso na voz de Ivete
Wisck a gogo ( Roupa Nova)
What a Feeling (Irene Cara, tema do filme Fleshe Dance )
Funeral (Ananias Jr)
Gonna Fly Now (tema do filme Rocky balboa, Little DeEtta)

E diversas outras que seram incorporadas no decorrer deste ano.

Revitalização do Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED)

O secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, entregou dia 10-08-2010 a revitalização do Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED) de Vitoria da Conquista, pelo dentro do projeto Revitalização das Escolas.

A Secretaria da Educação da Bahia teve a iniciativa de reestruturar o ambiente escolar, contando com a participação da comunidade e dos gestores, beneficiando escolas como o IEED. Ali, os alunos dispõem, agora, de um espaço exclusivo para leitura, quadra esportiva, jardinagem reformulada, palco para apresentações artísticas, guarita de segurança e cobertura para o pátio, entre outras novidades de infraestrutura.

Nem queria comentar, mais... o Secretário se emocionou mais uma vez com a Fan-IEED, ao som de Dalila, Roupa Nova e diversas outras músicas tocadas pela a fanfarra mais querida de Vitória da Conquista.

Fan-IEED!!! Show!!!


Apoio
Sudoeste Negócios
www.sudoestenegocios.com
O maior classificado do sudoeste da Bahia e de Vitória da Conquista

Tuba

Pôr volta de 1835, surgiu o instrumento mais grave de metal, inventada pôr Wilhelm Wieprecht e construída pôr Johann G. Moritz, em Berlim.

A tuba é um tubo cilíndrico curvado sobre si mesmo e que termina em campana. O som é controlado pôr válvulas, pistões ou gatilhos, cujo número varia de três, cinco ou até mesmo 6.

Foi introduzida na orquestra, em meados de 1850, apesar de grande porte, tem timbre suave e o instrumento é surpreendentemente ágil.

O antepassado mais antigo da tuba é o SERPENTÃO. Depois surgiu um outro instrumento chamado OFICLEIDE, que foi substituida pela a Tuba nas orquestras.

Feminino e Masculino - Balizas

Existem comissões de frente masculinas, e balizas masculinas (não confundão os balizas masculinos com Mor ou Comandante, esplicarei em outro post).

Não há limite de número quando se trata de balizas femininas em uma apresentação de fanfarras, mas em se tratando de balizas masculinas só pode haver no máximo 3 (três).

Vale ressaltar que para os balizas masculinos as técnicas e formações são as mesmas das balizas femininas, somente os gestos expressivos ligados à personalidade feminina, que devem ser substituídos pelos equivalentes masculinos.

Quisitos de avaliação das Balizas

1- Coreografias Livres

2- Movimentos Acrobáticos

3- Uniformidade e Garbo

4- Dança

5- Elementos Livres

6- Expressão Corporal